"Enviar luz à profundeza do coração é dever do artista" (Shumann)
DICAS E EXERCÍCIOS PARA MELHORAR SUA RESPIRAÇÃO
Olá! Em primeiro lugar agradeço a todos que me escreveram fornecendo sugestões ou fazendo perguntas sobre voz e canto. Agradeço também as palavras de carinho que tenho recebido de todos os cantores. Lembro que caso tenham dúvidas em realizar os exercícios aqui destacados, me escrevam para que eu ajudá-los(as).
CANTOR(A), ATENÇÃO: não faça os exercícios de forma incorreta, pois isso pode prejudicá-lo(a) em sua forma de cantar e a sua qualidade vocal. Vamos continuar nessa seção os exercícios de respiração, para que você possa desenvolver melhor sua capacidade respiratória e assim cantar melhor.
EXERCÍCIO PARA FORTALECIMENTO DO MÚSCULO DIAFRAGMA
1º Exercício:
Inspire o ar (pelo nariz e sem erguer seus ombros), dê uma pausa de 2 a 3 segundos e solte o ar em estacatto (bem pausado - separados) em 5 tempos (segundos) S – S – S – S – S.
Depois você deverá ir aumentando o tempo para 10 e 15 segundos, sempre em stacatto (pausado).
Faça este treino pelo menos duas vezes ao dia. Sempre sentindo a movimentação do músculo diafragma. Eu relembro que quando inspiramos a nossa “barriga” deve encher e quando expiramos a barriga murcha. No momento em que estiver fazendo este exercício, sinta sua barriga movimentar-se de forma sincrônica.
ATENÇÃO: treinar os exercícios respiratórios todos os dias pelo menos 15 minutos, para que, assim, você possa desenvolver a agilidade da musculatura respiratória. Sem treino, sua musculatura não ganhará agilidade para o canto.
2º Exercício:
Quando você tiver um bom domínio desta técnica de respiração, você pode iniciar a fazer um treino respiratório específico. O exercício que segue é indicado para cantores(as) que apresentam um bom domínio da sua movimentação diafragmática e maior experiência no treino respiratório.
O exercício consiste em realizar um treino com:
inspiração lenta - expiração lenta
inspiração lenta - expiração rápida
inspiração rápida - expiração lenta
inspiração rápida - expiração rápida
Observação: É bom colocar uma pausa de dois a três segundos depois da cada inspiração e cincos segundo depois da expiração. Isso permite aos músculos se relaxarem e facilita a entrada de ar e o controle dos movimentos.
Recomendo que você faça os exercícios de respiração todos os dias, pelo menos 2 vezes ao dia (manhã e tarde; ou manhã e noite). Este treino consiste em uma técnica complexa, que permite um controle respiratório ao cantor e um aumento progressivo na capacidade respiratória no canto.
EXERCÍCIO PARA APRENDER A RESPIRAÇÃO COSTO-DIAFRAGMÁTICA
Muitos cantores me escreveram dizendo da dificuldade em respirar sem erguer os ombros (porque geralmente temos uma respiração superior). A respiração superior não é eficiente e completa para o cantor. Por isso, um exercício bem simples e fácil de fazer é:
TREINAR A RESPIRAÇÃO DEITADO – deite-se e coloque um livro sobre a sua barriga e conforme você inspirar você verá o livro erguendo e conforme expirar você verá o livro abaixando.
A questão da respiração costo-diafragmática é essencial para que você tenha um bom suporte respiratório. Caso você sinta tontura (no momento em que estiver realizando os exercícios em pé), pare alguns momentos e respire lentamente. Não continue fazendo os exercícios caso sinta algum mal estar.
DICA: A respiração no canto é diferente da respiração da fala, você como cantor(a), deverá saber controlar o sopro, você deve aprender a ECONOMIZAR e CONTROLAR o ar expirado. Você precisa tentar REGULAR constantemente o GASTO de ar conforme a intensidade, a altura tonal, o timbre e a duração da frase que você irá cantar.
Um abraço, fiquem com Deus e até a próxima!
Ivani Rosa dos Santos
ivanifono@yahoo.com.br
Fonoaudióloga graduada pela UNESP
Mestre em Bioengenharia - USP
Especialização em Voz - USP