Confira entrevista com Luiz Carvalho à RCC em Foz do Iguaçu - Mudança no nome do ministério quer chamar a atenção que a música é essencial em todos os grupos de oração. Outras expressões artísticas vêm para somar, mas não são obrigatórias.
Ministério de Música e Artes. Este é o novo nome do ministério da Renovação Carismática Católica que coordena o trabalho de músicos e artistas. A mudança, segundo o coordenador nacional do ministério, Luiz Carvalho, tem o objetivo de chamar a atenção que a música é parte essencial dos grupos de oração. Já para as outras expressões artísticas, não há obrigatoriedade.
"Assim como a pregação e a oração carismática, a música também é essencial nos grupos. Então, todo grupo de oração tem que ter música. Já as outras expressões artísticas como: teatro, dança, artes plásticas e poesia, apenas alguns grupos têm. E quando tem, é muito bom, mas não há obrigatoriedade de todo grupo ter que ter", explica Luiz.
Outro fator interessante, apontado pelo Luiz, é que a música entra na dinâmica do grupo de oração preparando o coração das pessoas para a semeadura da palavra e também para experiência de Deus através da oração carismática.
"A música está atrelada, já a dança e o teatro são utilizados mais fortemente em momentos especiais. Eles servem, por exemplo, para dar uma ênfase numa mensagem, como algo estético para despertar a atenção das pessoas. Mas é difícil você ministrar um momento dentro do grupo de oração, através destas outras artes", complementou o coordenador.
Segundo Luiz, o nome "Ministério de Música e Artes" é para chamar a atenção que a música é parte constitutiva dentro do grupo de oração. Já as outras expressões são dons de Deus. "Acréscimo, que nos dá a quem Ele quer, quando Ele quer, como Ele quer", reforçou.
Músicos e Artistas do Brasil
Luiz Carvalho explica que o Ministério está organizado através de um núcleo que tem representantes de vários estados brasileiro, do Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além de duas pessoas que representam o teatro e a dança.
"Eu pessoalmente tenho percorrido muitos lugares, muitas dioceses para ver como está sendo feito o trabalho nestes lugares. O trabalho principal da equipe é de motivação. Fazer com que as pessoas tenham a vontade de retornar ao início, mas com a maturidade de hoje".
O coordenador conta que as pregações são voltadas para aquele ardor do início, que acredita na força do ministério, que é levar através da arte, o batismo no Espírito Santo, uma experiência do Deus vivo.
Escola para Artistas
Em julho de 2007 foi realizado o primeiro módulo da Escola de Formação para Artistas Católicos, em Itapetininga, São Paulo. A parte técnica dos cursos de música foi ministrada por professores do Conservatório de Tatuí, que é renomado em âmbito América Latina.
A parte da espiritualidade foi ministrada pelos membros da Comunidade Recado, que falaram sobre doutrina católica, vida de oração e liturgia. A escola teve representação de todas as regiões do país.
Luiz Carvalho afirma que ficou surpreso por dois aspectos: "Primeiro é que a impressão que eu tinha é que muros haviam sido derrubados na lateral das pessoas. Elas viram que a arte é muito maior do que aquilo que a gente tem conhecimento. E a possibilidade de fazer artes em Deus é maior ainda. As pessoas saíram com essa descoberta, com essa vontade de ir além".
O segundo aspecto, conforme Luiz, foi o despertar que as pessoas tiveram com relação a liturgia e à doutrina católica. "Aquela vontade de querer estudar, aprender, ensinar no correto".
De acordo com Luiz, uma nova turma para o primeiro módulo vai acontecer em fevereiro de 2008. Já o segundo módulo desta turma que iniciou será em julho também de 2008.