Loja CDCristão.COM
Home
Notícias
Releases/Biografias
Links
Blogs
Orkut
Twitter
Lançamentos
Catálogo
Em Estúdio
Loja Virtual
Ranking
Prêmios
Aniversariantes
Promoções
Newsletter
Agenda/Eventos
Programa Acorde
Cristoteca
Rádio Beatitudes
Clipes
Cifras
Partituras
MP3
Entrevistas
Salmo On-Line
Luiz Carv. Responde
Carta do Papa
Direitos Autorais
Lista de Discussão
Artigos - Músicos
Testemunhos
Artistas
Gravadoras
Rádios Católicas
Divulgação
Fale Conosco!
Pedido de Orações


A harmonia musical nos ajuda a compreender a unidade que deve acontecer na Igreja, segundo o discurso que o Papa Bento XVI realizou na Alemanha em 13 de setembro passado.

"O Salmo 150 fala de trombetas, flautas, harpas, cítaras, símbalos e tambores; todos esses instrumentos musicais são chamados a contribuir com o louvor do Deus Trino.

Num órgão, os diferentes tubos e sons devem formar uma unidade. Se, por acaso, aqui ou ali, acontecer um bloqueio, se um dos tubos estiver desafinado, isto pode, no início, ser percebido apenas por um ouvido bem treinado. Mas, se mais tubos estiverem fora de tom e desafinados, acontecerá a dissonância e o resultado será insuportável. Esses tubos também estão expostos a variações de clima e desgaste natural.

Agora, essa é uma imagem da nossa comunidade na Igreja. Assim como em um órgão, um especialista deve, constantemente, trazer a desarmonia de volta à harmonia, desta mesma forma, nós, na Igreja, dentro da diversidade de nossos dons e carismas, sempre devemos encontrar novamente, através de nossa comunhão na fé, a harmonia no louvor a Deus e no amor fraternal. Quanto mais nós nos deixarmos, por meio da liturgia, ser transformados em Cristo, tanto mais nós seremos capazes de transformar o mundo, irradiando a bondade do Senhor, a misericórdia e o amor d'Ele por todos".

SALMO 150

Aleluia. Louvai o Senhor em seu santuário, louvai-o em seu majestoso firmamento.
Louvai-o por suas obras maravilhosas, louvai-o por sua majestade infinita.
Louvai-o ao som da trombeta, louvai-o com a lira e a cítara.
Louvai-o com tímpanos e danças, louvai-o com a harpa e a flauta.
Louvai-o com címbalos sonoros, louvai-o com címbalos retumbantes.
Tudo o que respira louve o Senhor!

 

* Trecho do discurso realizado pelo Papa, em 13/09/06, durante a bênção do novo órgão da basílica de Alte Kapelle (Velha Capela); um grande templo do ano 1.000 dedicado à Virgem Maria, na cidade de Regensburg - considerada um dos centros musicais da Alemanha. Um cônego da Alte Kapelle, Carl Joseph Proske, foi quem no século XIX impulsionou a renovação da música sagrada.
Tradução: cancaonova.com.

  
  
  Envie esta página para um ou mais amigos!
  
  
 
Voltar...
  
 
  
 Copyright © 2001 - 2011 por Portal da Música Católica. Todos os direitos reservados.