Olá, amigo(a), músico de Deus!
Um dos comentários mais comuns que nós, cantores, ouvimos é: "como você descobriu que tinha esta voz?". Isso faz parte do mito e de uma visão romântica e idealizada do processo de preparação do músico e, mais ainda, do cantor. Para a maioria das pessoas, o canto é visto somente como um dom, não percebendo também todo o trabalho técnico que, na maioria das vezes, está por trás. Talvez porque o instrumento do cantor possua características incomparáveis a outros intrumentos: a própria pessoa é o instrumento. Outra característica peculiar deste instrumento é a extrema individualidade da qual faz parte: não existe uma voz exatamente igual à outra. Um bom cantor passa por um processo de aprendizado técnico, de estudo diário e manutenção de sua voz.
Começamos, aqui, nosso estudo de TÉCNICA VOCAL.
APARELHO FONADOR
O ser humano não possui nenhum aparelho destinado exclusivamente à produção do som. Segundo PERELÒ (1975), a laringe aparece na escala animal quando é necessário proteger o aparelho respiratório contra a entrada de sólidos ou líquidos que pudessem causar asfixia.
| A produção do som envolve vários orgãos que fazem, como resultado, soar nossa voz. São eles: aparelho respiratório, a laringe, as cavidades de ressonância e os articuladores. Produção do som: O ar inspirado passa pelas cordas vocais em posição aberta, enchendo os pulmões. Na expiração é que ocorre a fonação. O ar é aspirado pelos pulmões e passa pelas cordas vocais em posição fechada. As cavidades de ressonância têm um papel fundamental na produção do som, pois nelas é que ocorrem as modificações do som fundamental produzido na laringe. Comparando a um instrumento, poderíamos dizer que as cavidades de ressonância da voz funcionam como a caixa de um violão. Nada adiantaria vibrar as cordas de um instrumento isoladamente, pois produziria um som "pobre". |
OBS: O nome correto para "cordas vocais" é "pregas vocais", pois não se tratam de cordas, mas sim de pregas musculares. Veja:
| Vídeo Cordas vocais em movimento. |
Continuaremos nosso estudo no próximo artigo, falando sobre "Saúde e Higiene Vocal".
Jesus abençoe!
Rafael de Angeli
rafael@canaldagraca.com.br
Canal da Graça - Araraquara-SP
Referências Bibliográficas:
* Manual Prático de Técnica Vocal. Charlotte KAHLE. Porto Alegre, Livraria Sulina Editora.1966;
* Estética da Voz - Uma voz para o Ator. Eudósia Acuña Quinteiro. Summus Editorial, São Paulo, 1989;
* Fundamentos em Fonoaudiologia. Silvia M. Rebelo Pinho. Editora Guanabara Koogan. Rio de Janeiro 1998;
* VOZ CANTADA - Evolução, Avaliação e Terapia Fonoaudiológica. Henrique Olival Costa e Marta Assumpção de Andrada e Silva. Editora LOUVISE LTDA, São Paulo, 1998.