Olá, amigo(a), músico de Deus!
Dando continuidade ao nosso estudo de TÉCNICA VOCAL, veremos hoje sobre:
RELAXAMENTO
Respiração, postura e relaxamento estão interligados. Uma pessoa com uma má postura, provavelmente terá dificulade para respirar corretamente e é bem provável que possua tensões em algumas áreas do corpo. Ou seja, qualquer um desses aspectos pode afetar o outro direta ou indiretamente.
O instrumento do cantor, seu aparelho fonador, não age isoladamente de outras partes de seu corpo. Muitas vezes, quando temos dificuldade em emitir algum som, pensamos somente na região da garganta como responsável. Mas o certo é que o funcionamento de todo o nosso corpo interfere na produção vocal e, conseqüentemente, em nossa saúde vocal.
Cada um tem tendência a desenvolver tensões em áreas diferentes. Isso vai depender de como aprendemos a lidar com nosso corpo durante a vida. O importante é eliminar, através do auto-conhecimento de nosso corpo, todo e qualquer esforço desnecessário à produção vocal. Desenvolver um trabalho corporal regularmente pode ser muito benéfico.
Existem muitas técnicas corporais que beneficiam ao canto (bioenergética, massagem, RPG - Reeducação Postural Global, Técnica de Alexander, entre outras). Até mesmo qualquer atividade física que proporcione um bem estar, aliviando as tensões diárias, pode ser benéfico.
As áreas de tensões mais importantes a serem observadas no cantor são os ombros, a nuca, o pescoço e o maxilar. Para um trabalho diário de relaxamento, antes de começar os estudos vocais (vocalises), ou antes de uma apresentação, seria interessante criar uma seqüência, conforme as necessidades. Com o tempo você vai perceber onde se localiza sua maior área de tensão.
Alguns exercícios:
1. Relaxamento dos ombros: sentado ou em pé (observar a postura correta), inspirar levantando os ombros para cima o mais que puder. Soltar o ar deixando os ombros cair. Fazer isso como num suspiro de alívio, deixando toda tensão sair quando soltar o ar. Pode-se soltar o ar com um "ahhhh" bem sonoro. Repita o exercício algumas vezes;
2. Relaxamento dos ombros 2: girar os ombros lentamente para frente numa rotação completa, como se estivesse desenhando um círculo. Fazer o mesmo para trás. Não se esqueça de manter a respiração, pois há uma tendência de prendermos a respiração quando sentimos alguma tensão ou dor. Faça o contrário: respire bastante, pois isso vai ajudar a "deixar a tensão sair";
3. Relaxamento do pescoço: Movimentar a cabeça em todas as direções. Primeiro para frente depois para trás. Movimentar a cabeça para um lado e depois para o outro. Por fim, fazer uma rotação completa com a cabeça, deixando-a bem relaxada como se fosse uma "bola solta", girando-a para um lado e para o outro. Observe se seu maxilar está relaxado. O ideal é manter a mandíbula entreaberta e a língua enconstada nos dentes inferiores;
OBS: Crie sua seqüência de relaxamento. O importante é mantê-la por um bom tempo, para que se possa comparar seu estado de progresso. O cantor precisa "saber" como está seu corpo na hora em que for cantar e a eliminar tensões desnecessárias. Isso se consegue à medida em que aprendemos a lidar com nosso corpo, adiquirindo maior consciência corporal.
LIVROS com exercícios de relaxamento para cantores:
* Técnica Vocal para Coros. Helena Wöhl COELHO. Editora Sinodal, São Leopoldo, 1994;
* Técnica Vocal. Exercícios físicos e vocalises especiais para corais de vozes mistas. João Wilson faustini. São Paulo.
Sites sobre relaxamento (com exercícios):
www.geocities.com/Athens/Agora/5580/exercicios2.htm
www.geocities.com/HotSprings/7244
Continuaremos nosso estudo no próximo artigo, com um
questionário para identificação de possíveis problemas de voz.
Jesus abençoe!
Rafael de Angeli
rafael@canaldagraca.com.br
Canal da Graça - Araraquara-SP
Referências Bibliográficas:
* Estética da Voz - Uma voz para o Ator. Eudósia Acuña Quinteiro. Summus Editorial, São Paulo, 1989.